Cicloturismo

Joaquim Alves de Sousa é o nome ao qual está ligado o início da prática do Cicloturismo no Clube de Campismo do Porto. Estávamos no ano de 1983, quando este homem de quem falamos, campista no Parque de Campismo de Esmoriz, amante do desporto em geral e do ciclismo em particular, resolveu um dia juntar alguns Companheiros (designação utilizada entre campistas) e formar um pequeno grupo para passearem de bicicleta.

Estava então a dar-se vida à prática do Cicloturismo no C.C.P., permitindo assim, 2 anos mais tarde, a criação de uma Secção própria e a consequente inscrição na "Associação de Cicloturismo do Norte". Este grupo de Companheiros começou por fazer de uma forma sistemática saídas aos Domingos de manhã que ainda hoje se mantêm.

Os principais objectivos para os quais nasceu e continuará a trabalhar esta Secção são sempre o de procurar promover junto dos jovens e não só, o gosto pela prática desta modalidade.

Para além das saídas ao Domingo, alargámos a Secção a outras provas de nível regional e nacional promovidas pela A.C.N.. Participamos em colaboração com a Direcção do Clube em Acampamentos Regionais e Inter-Sócios, nos Parques de Mondim de Basto e Penedo da Rainha, em Amarante.

Desenvolvemos os nossos próprios Convívios dos quais destacamos o mais importante que é o "Porto-Ovar-Porto" que já vai na sua XII edição e é levado a efeito no dia 15 de Agosto, data do Aniversário do C.C.P. e para o qual contamos com a preciosa colaboração e organização da A.C.N.. Neste participam quase sempre três centenas de Cicloturistas. Promovemos também a nossa própria "clássica" a Fátima, tendo sempre a participação de numerosos Companheiros Cicloturistas. Participamos nas provas clássicas e mini-clássicas mais importantes promovidas pela F.P.C. e A.C.N., das quais destacamos a "Rota do Vinho do Porto", e o convívio a Espanha, como por exemplo no ano de 1998, "Porto-Pontevedra-Porto", na qual participámos com uma das mais numerosas equipas de 17 Cicloturistas.

No Parque de Esmoriz, que é onde quase todos os Cicloturistas estão acampados, promovemos para as crianças, dos 6 aos 10 anos, a "Gincana", a partir dos 10 anos, a prova "BTT" dividida em três escalões (feminino e masculino) e, a partir dos 15 anos, um "CicloPaper".

De salientar que fazem parte da nossa Secção, uma Companheira com 46 anos de idade, Maria do Carmo Pereira, que é uma das poucas Senhoras a participar em provas de longa distância do C.C.P. e o já anteriormente mencionado, Companheiro Joaquim Alves de Sousa, com 67 anos, que é dos mais fervorosos entusiastas e praticantes desta modalidade (particularmente das longas distâncias), provando assim que o Cicloturismo é Saúde, não havendo diferença de sexo nem limite idade para a sua prática.

Galeria Cicloturismo