CASA DE BELÓI

Localiza-se no lugar da ribeira de Belói, na mineira freguesia de S. Pedro da Cova, parte integrante do Concelho de Gondomar - capital da Filigrana.

O início do seu funcionamento data de Maio de 1949, pelo que em 1999 comemorou as Bodas de Ouro da sua Instalação, facto condignamente comemorado por mais de uma centena de amantes da Vida ao Ar Livre, que testemunharam o descerramento de uma Placa Comemorativa da efeméride.

 

Sendo a mais antiga Casa-Abrigo do País e uma das raras que ainda existem, a sua localização (a pouco mais de uma dezena de quilómetros do centro da cidade do Porto), nas bermas do rio Ferreira e no sopé de extensas zonas montanhosas (Pia, Santa Justa, Amarela,Aguiar e Salto), tornam a Casa-Abrigo como ponto obrigatório de frequência de Montanheiros, Marchadores, Pedestrianistas ou simples cultores da Natureza.

   

A cerca de uma hora de caminho pela beira rio, pode-se desfrutar do que ainda resta da aldeia comunitária de Couce e ouvir ao vivo relatos interessantíssimos dos seus cerca de 40 habitantes.

Com mais de uma hora de caminho na direcção nascente, pode embrenhar-se no Parque Natural da Serra de Santa Justa e descobrir vestígios do seu passado aurífero, da sua rara vegetação, etc..

Para conforto dos utilizadores, a Casa-Abrigo dispõe de dois quartos com dez beliches, uma cozinha, com banca inox e água quente, frigorífico, fogão a gás, guarda-loiça com trem completo para 12 pessoas e ainda uma pequena casa-de-banho apetrechada com polivan e chuveiro para banho quente.