A cerca de duzentos metros da praia de finas e douradas areias, localiza-se o Parque de Campismo de Esmoriz.
Em 1968 a “Direção Geral das Florestas” cedeu a título precário e gratuito à Federação Portuguesa de Campismo e Caravanismo, uma parcela de terreno inserida nas denominadas matas Nacionais para instalação dum Parque de Campismo.
A Federação desenvolveu esforços e conseguiu que tal cedência, nas mesmas condições, fosse transferida para o Clube de Campismo do Porto.
Dá-se início, a expensas do Clube e dos seus associados, à instalação do Parque que desde então tem vindo a sofrer diversas reestruturações / melhoramentos.
Com alteração legislativa, a propriedade da parcela de terreno passou para Junta de Freguesia local, constituindo-se o Clube de Campismo do Porto seu inquilino.
Com excelentes condições para estadias prolongadas, o Parque dispõe de uma modelar oferta de serviços de que será justo destacar a zona comercial (Restaurante, Bar, Minimercado), lavandarias elétricas, diversos blocos sanitários e balneários dotados de água quente, balneários para deficientes e de banhos para bebés, lava-loiças com água quente estrategicamente localizados e inúmeros pontos de recolha de água.
Dispõe também de uma excelente sala de convívio e de um parque desportivo dotado de campo de ténis, futebol de salão, voleibol de basquetebol, de um espaço para se navegar na Internet, uma casa das crianças e um salão
Encontra-se implantado em terra de gente simples e hospitaleira, predominantemente ligada à faina da pesca (chávega e majoeira).
Dista aproximadamente 25 Km do Porto e tem ao dispor ótimas ligações rodoviárias (A1 a 10 Km, A29 a 3 Km e o IP1 a 11 Km) e ferroviária (estação de caminhos de ferro a 2,5 km).
As suas praias são banhadas pelo Oceano Atlântico de águas calmas, límpidas e azuis fazem do local uma zona de veraneio excelente, frequentada por dezenas de milhares de pessoas nos meses de verão.
A animação noturna durante todo o ano, com especial incidência aos fins de semana faz com que os inúmeros cafés, bares, pub’s e discotecas se vejam repletos de gente.
Os repastos típicos da região–caldeiradas e saborosos mariscos podem ser encontrados nos bons restaurantes e esplanadas existentes em quase todas as ruas da beira-mar.
No lado nascente da cidade, poderão ser visitadas Igrejas e Capelas, tanto antigas como modernas, dignas de apreciação pelo seu estilo arquitetónico.
Relevo também para a industria artesanal local. A tanoaria que ainda hoje é importante elemento para o envelhecimento do vinho do Porto, bem como para as industrias de cordoaria e tapeçaria que sempre estiveram ligadas a Esmoriz e ao progresso social e cultural.