Montanhismo

A Secção de Montanha do C.C.P. existe há cerca de 25 anos, tendo sido iniciada por um grupo de Sócios que, apaixonados por esta modalidade (que então era praticamente desconhecida em Portugal) a pretenderam assim dinamizar no nosso Clube.

Ao longo destes anos muito foi feito, tendo numa fase inicial tem sido desenvolvido um grande esforço na formação de quadros técnicos, nomeadamente através da frequência de vários cursos em Portugal e no estrangeiro.

Actualmente a Secção possui Monitores credenciados pela Escola Nacional de Montanha / F.C.M.P. e ministra cursos e acções de formação nesta área, prestando também apoio técnico a Escolas e outras Entidades que o solicitam.

Para além da formação e da organização de actividades a nível nacional, para as quais são convidados todos os Elementos deste e outros Clubes Federados, a Secção de Montanha participa com vários dos seus Elementos nas competições do Campeonato Nacional de Escalada Desportiva, tendo sempre obtido excelentes classificações, tanto a nível individual como colectivo.

Não são contudo estas as principais actividades que aqui se desenvolvem. Na realidade a Secção passa por ser fundamentalmente um espaço de convívio e cultura, onde se reúnem pessoas unidas no gosto pela Natureza e desejo de aventura.

Todas as quintas-feiras, entre as 21h00 e as 23h00, a sala da Secção está aberta a todos os que ali queiram aparecer e é nessas ocasiões que são preparadas as saídas para o fim-de-semana seguinte.

Estas saídas representam grande parte da nossa actividade, sendo raro o fim-de-semana em que não saem vários grupos para a montanha, divididos por várias actividades, tais como: escalada em rocha, marcha, percursos pedestres e orientação.

Para além do espaço nacional, já vem sendo hábito realizar actividades noutros pontos do Globo, nomeadamente: Alpes, Pirinéus, "Picos da Europa", Escócia e mesmo África, locais para onde os nossos Elementos se deslocam, quer para adquirir formação técnica avançada, quer para  ministrar cursos de Alpinismo, ou participar em actividades a convite dos seus congéneres estrangeiros.

Consulte mais informação em  : http://www.ccpmontanha.com/